
Jet Training B737-800 Full Motion em módulos.
O Curso Jet-Training pode ser feito em módulos. Quando o candidato concluiu todos os módulos ele recebe o Certificado do Curso
Jet-Training. Pensamos em pessoas que trabalham e não tenham tempo para fazer o curso integral em 10 dias corridos. Também os módulos servem para quem queira aprofundar em um Assunto específico.
Módulo 1: Sistemas de uma aeronave a jato Total Tempo: 2 Dias
Teórico: Todos os sistemas e seu funcionamento: motores, ignição, hidráulica, pneumática, elétrica, ar condicionado, resfriamento de equipamentos, pressurização, APU, EEC e FADEC, sistemas de comunicação, IRS, combustíveis, prevenção de fogo, oxigênio, sistemas de aviso (Master Caution, GPWS, TCAS, Transponder, PSEU, WXR), anti-gelo (pitot, motor anti-gelo, asas anti-gelo), sistema de luzes.
Prática: Operamos todos esses sistemas de "cold and dark" até seu pleno funcionamento em voo.
Módulo 2: Instrumentos e controles de voo Total Tempo: 1 Dia
Teórico: DEU, PFD, ND, EICAS, EFIS, FPV, standby instrumentos, yoke, leme, compensadores, speedbrake, autobrake, yaw damper, steering tiller, TE and LE flaps and slats, manetes de potência, reverses, trem de pouso.
Prática: Taxi, takeoff e pouso com manuseio dos instrumentos e controles de voo.
Módulo 3: Voo automático Total Tempo: 1 Dia
Teórico: AFDS, MCP, A/T, FCCs, FMAs, Flight Director, VNAV, SPD INTV, LNAV, HDG, VOR/LOC, APP, CRS, LVL CHG, ALT HLD, ALT INTV, V/S, CWS
Prática: Takeoff, cruzamento e pouso com manuseio dos sistemas automáticos.
Módulo 4: FMC Total Tempo: 1 Dia
Teórico: FMS, LSKs, MAC, thrust reduction (fixed derate e assumed temperature), compensação de vento, cost index, combustíveis e regulamentos, RNP, POS shift
Prática: Pre-voo programação de cold e dark, takeoff, cruzamento e pouso com manuseio.
Módulo 5: Performance e balanceamento e limitações. Total Tempo: 1 Dia
Teórico: OW, ZFW, Performance limited weight por decolagem e pouso, V1 VR V2 vref, STAB trim, auto-despacho (cálculo manual sem computador), field limit weight, climb limit weight, obstacle limit, tyre limit, TORA x TODA, screen height, LDR x LDA x ALD, EASA e FAA regulamentos, limitações
Prática: No simulador usamos o EFB ("Electronic Flight Bag) para fazer os cálculos, inclusive um decolagem e pouso com os mesmos.
Módulo 6: Procedimentos operacionais normais (Scan flow, checklists, Briefings) Total Tempo: 1 Dia
Teórico: Procedimentos padronizados de linhas aéreas, comparação de checklists de várias linhas aéreas incluindo da Gol, práticas recomendadas, briefing de partida, cruzamento e aproximação, takeoff & landing cards.
Prática: praticamos esses procedimentos de "cold e dark", decolagem, aproximação, pouso, táxi e shutdown.
Módulo 7: Introdução para CRM (Procedimentos de falhas/emergências, QRH) Total Tempo: 1 Dia
Teórico: Melhores práticas para comunicação e trabalho em grupo de uma tripulação, QRH procedimentos anormais e emergências, performance in flight, manobras anormais, DODAR, NITS.
Prática: várias simulações de falhas e emergências, manobras anormais.
Módulo 8: Procedimentos operacionais normais parte 02 Total Tempo: 1 Dia
Teórico: Estudo mais aprofundado dos procedimentos padrões de cada fase do voo: procedimentos no solo, decolagem, aproximação e pouso, arremetida, aproximação ILS e RNAV, aproximação estabilizada.
Prática: Colocamos esses procedimentos em prática de cold e dark e com aproximações de ILS e RNAV.